Olá meus gostosos. Hoje deixo aqui todo o conteúdo passado em aula sobre Ondas + Coisas importantes que eu não passei
Pontos Importantes da Aula:
- Uma onda NÃO TRANSPORTA MATÉRIA. PELO AMOR DE DEUS NÃO ME COLOCA ISSO NO ENEM PORRA.
- Onda longitudinal - propagação e vibração no mesmo eixo
- Onda transversal - propagação e vibração em eixos perpendiculares
- Além disso, uma onda pode ser:
- MECÂNICA - necessita de um meio. Sólidos propagam essa onda melhor do que líquidos, que propagam melhor do que gases. UMA ONDA MECÂNICA NÃO SE PROPAGA NO VÁCUO.
- ELETROMAGNÉTICA - não necessita de um meio, ou seja, propaga-se no vácuo. Ela prefere o vácuo, ela é mais rápida no vácuo, mas ela pode passar por qualquer meio de boa (a não ser que seja um meio opaco).
- Tem ondas 1D (unidimensionais), tipo a onda criada em uma corda, tem ondas 2D (bidimensionais), tipo a onda formada na poça d'água quando cai uma gota, e as 3D (tridimensionais) como o som e a luz.
- POR VIA DE REGRA, LEMBRE-SE DE UMA ONDA MECÂNICA COMO UMA CORDA, OU O SOM, E LEMBRE-SE DE UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA COMO A LUZ.
Uma onda mêcanica pode ser longitudinal? Sim.
Uma onda mecânica pode ser transversal? Sim.
Uma onda eletromagnética pode ser longitudinal? Não.
Uma onda eletromagnética pode ser transversal? Sim.
- Frequência (f) e Período (T)
- Frequência é o número de coisas (ciclos) que algo faz por um certo tempo (Deltat). Período é o tempo necessário para se completar um único ciclo.
- f= nº ciclos/Δt
- T = tempo para 1 ciclo
- f = 1/T . Sua unidade de medida é 1/s, que também é conhecido como Hertz (Hz)
- COMPONENTES DE UMA ONDA
- COMPRIMENTO DE ONDA
- EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA ONDULATÓRIA
v = λ.f
vem lamber ferida
v = velocidade da onda
lambda = comprimento de onda f = frequência.
Lembre-se que f = 1/T, logo a equação também pode aparecer como v = λ/T
- ENTENDENDO A EQUAÇÃO:
- Galera prestem atenção. A frequência é inversamente proporcional ao período. Imagina uma pia entupida, com água até na metade, e uma torneira pingando. Quanto mais rápido for esse 'pingar', ou seja, quanto maior a frequência, menores serão as frentes de onda (os circulozinhos), logo, o comprimento de onda é menor. Agora, se a frequência das gotas diminuir, a distância entre uma onda e outra aumenta, aumentando o comprimento de onda.
- FREQUÊNCIA E COMPRIMENTO DE ONDA SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS. Se não está convencido disso, passa o f da fórmula dividindo para o outro lado, e ai você perceberá isso muito bem.
- INTERFERÊNCIA DE ONDAS
- Link sobre o Assunto: http://www.brasilescola.com/fisica/interferencia-ondas.htm
- FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
- Reflexão e Refração: AS LEIS DE REFLEXÃO E REFRAÇÃO USADAS EM ÓPTICA CONTINUAM VÁLIDAS AQUI.
- Lei da reflexão: i = r (ângulo de incidência = ângulo de reflexão)
- Lei de Snell: n1.seni=n2.senr
- DIFRAÇÃO
- A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por ele.
- Lembre-se dos seus vizinhos transando.
- No caso da difração da luz, no momento em que esta passa por um orifício, você pode ver o espectro eletromagnético bonitinho.
- RESSONÂNCIA
- Somente ocorre com frequências iguais, ou muito muito próximas. Se as frequências não forem iguais, ocorre uma interferência de ondas. A ressonância aumenta a amplitude da onda.
- Link sobre o assunto:
- POLARIZAÇÃO
- Link sobre o assunto: http://www.brasilescola.com/fisica/polarizacao-ondas.htm
- EFEITO DOPPLER
- O efeito Doppler constitui o fenômeno pelo qual um observador percebe freqüências diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido à velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte.
- Se você não entendeu, é só brincar com esse simulador aqui:
- http://www.lon-capa.org/~mmp/applist/doppler/d.htm .
- É só clicar na área em laranja e arrastar o avião pra onde vc quiser, e ai você vai entender.
- Exemplo do Efeito Doppler na vida: https://www.youtube.com/watch?v=Cedh8iX4PgA
- Sobre o Efeito Doopler na luz: http://www.universoracionalista.org/redshift-e-efeito-doppler/
Coisas a mais:
- Ouvimos sons entre 20 e 20.000 Hz.
- A intensidade de uma onda não depende de sua frequência ou comprimento de onda, mas somente da potência de propagação e da distância.
- Para nós, maior frequência = mais agudo. Menor frequência = mais grave.
- Ouvimos sons entre 20 e 20.000 Hz.
- A intensidade de uma onda não depende de sua frequência ou comprimento de onda, mas somente da potência de propagação e da distância.
- Para nós, maior frequência = mais agudo. Menor frequência = mais grave.
Links Interessantes:
Sobre o Espectro Eletromagnético :
http://www.mundoeducacao.com/fisica/espectro-eletromagnetico.htm
http://www.antonioguilherme.web.br.com/blog/wp-content/uploads/2015/02/espectro_eletromagnetico.jpg
Acústica:
VIDEO AULA STOODI: https://www.youtube.com/watch?v=F_C03wD4YfQ
VÍDEO AULA FABRIS FÍSICA: https://www.youtube.com/watch?v=CmfbcAkfUGU
Resumo da matéria:
VIDEO AULA AULALIVRE.NET: https://www.youtube.com/watch?v=CmfbcAkfUGU
Simuladores:
Beijo no cérebro.
Sobre o Espectro Eletromagnético :
http://www.mundoeducacao.com/fisica/espectro-eletromagnetico.htm
http://www.antonioguilherme.web.br.com/blog/wp-content/uploads/2015/02/espectro_eletromagnetico.jpg
Acústica:
VIDEO AULA STOODI: https://www.youtube.com/watch?v=F_C03wD4YfQ
VÍDEO AULA FABRIS FÍSICA: https://www.youtube.com/watch?v=CmfbcAkfUGU
Resumo da matéria:
VIDEO AULA AULALIVRE.NET: https://www.youtube.com/watch?v=CmfbcAkfUGU
Simuladores:
Beijo no cérebro.
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