quinta-feira, 12 de março de 2015

AULA 2 - Calor, Temperatura, Escalas e Termômetros



Pontos Importantes da Aula:

  • Temperatura é uma grandeza física associada ao grau de agitação das moléculas. Não confundir com quente ou frio.
  • Calor é a energia térmica em trânsito entre corpos. Flui do corpo mais quente para o mais frio.
  • Lembre-se dos exemplos do cubo de gelo na mão e do cubo de gelo no cobertor para entender melhor o conceito de calor.
  • Você pode fazer um termômetro e uma escala termométrica sozinho em casa. Você só precisa dos pontos fixos (PF) que são normalmente baseados em pontos de fusão e ebulição de certa substância, e dar um nome para ele. Igual a escala de graus com substância ilícita que fizemos em sala.
  • Lembre-se: se você sabe as principais escalas termométricas e as suas relações, não terás problema algum com exercícios de termometria.

Macetes para Exercícios:


  • Digamos que tenha uma escala nova que surgiu no exercício e você deve relacioná-la com uma já conhecida. Você desenha as duas no papel com os seus respectivos pontos fixos (no caso da Celsius, 0 e 100), escolhe uma letra do alfabeto para dar nome à escala e faz a relação dada em sala.

o   Por exemplo, digamos que a escala do exercício seja ºX e você queira relacionar ela com a ºC. Na hora de fazer a conta vai ficar:

      •   (X – Menor número da escala) / (Maior número da escala – Menor número da escala) = (C – 0)/(100 – 0)

      • Se você quiser saber quanto é tantos graus X na escala Celsius, você substituir este valor no X, e descobrirá o valor na escala Celsius.
  • Se surgir uma escala nova num exercício e a pergunta for qual é a temperatura que mostra o mesmo valor nas duas escalas, você faz a relação que eu acabei de explicar, mas você considera que o valor desconhecido da sua escala é igual ao valor desconhecido da outra escala. ai você pode colocar a mesma letra nos dois lados da equação e resolver de boa.

    • Por exemplo, digamos que a escala do exercício seja ºX. Você relaciona ela da mesma forma que antes. Digamos que ainda seja a escala Celsius que vai ser relacionada:

      • (X – Menor número da escala) / (Maior número da escala – Menor número da escala) = (C – 0)/(100 – 0)

      • Agora, como você quer a temperatura com o mesmo valor em ambas, você considera que X = C. E ai você atribui uma nova letra para os dois, como Y, por exemplo. então fica:
        • (Y – Menor número da escala) / (Maior número da escala – Menor número da escala) = (Y – 0)/(100 – 0)
      •  E ai é só fazer conta.


Ficha de Apoio: 


Para saber mais:




Vídeo Aulas sobre o assunto:
- As vídeo aulas selecionadas estão em ordem de facilidade. O primeiro vídeo, do stoodi, é simples e feito para revisar o conteúdo. Os outros 2 canais abaixo possuem outros vídeos com a continuação dessas aulas, que podem ser acompanhadas por você.

STOODI: https://www.youtube.com/watch?v=JkWzEq6ZO-0

SEIMAISFISICA: https://www.youtube.com/watch?v=W6lIwf-XyvQ ( O conteúdo vai do vídeo de Termologia Parte I até Termologia Parte III)
FABRIS FISICA: https://www.youtube.com/watch?v=Cqhv6dVQ4jw (O conteúdo vai das aulas 244 até 250)

Link da lista de exercícios:



Links Interessantes:
O gelo que se regenera: https://www.youtube.com/watch?v=rDEHFqL93dc
Álcool gelado pega fogo? https://www.youtube.com/watch?v=Mn5UtnvTdP4
Fazendo Gelo Instantâneo: https://www.youtube.com/watch?v=IwnbhFO8bos


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Uma boa semana a todos.

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